Links de Acesso

Guiné-Bissau: Terras aráveis não estão a ser aproveitadas para a produção alimentar


Mercado de Bangui em Bissau. Abril 2014
Mercado de Bangui em Bissau. Abril 2014

As autoridades e especialistas guineenses lamentam que o potencial agrícola do país não esteja a ser aproveitado para aumentar a produção alimentar, o que cria carências e fragilidades estruturais.

Recentemente, as autoridades da agricultura disseram que a Guiné-Bissau tem mais de um milhão e trezentos mil hectares de terras aráveis e que apenas 30% são utilizados de forma regular.

O agrónomo Carlos Amarante diz que essa situação pode ser invertida envolvendo os agricultores na concepção e aplicação de políticas públicas do sector.

Para ele, os actuais modelos de produção “virados apenas para o mercado” podem interferir negativamente na diversificação agrícola e prejudicar o produção alimentar na Guiné-Bissau.

“Há duas culturas que se produzem em grande escala: o cajueiro e o arroz. O cajueiro dá dinheiro e o arroz nós consumimos. Mas, as outras culturas que são normalmente importantes, como o milho, não se produzem em grande quantidade, porque também há um problema de falta de mercado”, acrescenta Amarante.

E o presidente da Associação Nacional dos Agricultores, Jaime Bolis Gomes, sugere políticas de investimento estatal e privado no sector.

“É minha opinião, que (Guiné-Bissau) deveria ter um Banco Agrícola para assegurar a autossuficiência alimentar, mas também a produção comercial ou industrial”, diz Gomes.

Acompanhe:

Guiné-Bissau: Terras aráveis não estão a ser aproveitadas para a produção alimentar
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:42 0:00
XS
SM
MD
LG