Links de Acesso

Guineenses vão a votos a 10 de Março


Guineenses voltam às urnas

Data foi marcada hoje pelo Presidente José Mário Vaz depois de ouvir partidos e Comissão Eleitoral

O Presidente da Guiné-Bissau José Mário Vaz, fixou a data de 10 de Março de 2019, para a realização das eleições legislativas na Guiné-Bissau.

A data está no decreto presidencial n°20/2018, publicado no início da tarde desta quinta-feira, 20.

Com Adão Ramalho

Guineenses vão a votos a 10 de Março
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:19 0:00

“Por razões que se prendem com constrangimentos de caráter político-institucionais, não foi possivel a mobilização a tempo dos meios técnicos, logísticos e financeiros com vista à realização das eleições na data fixada. Por esse motivo, não se conseguiu realizar o recenseamento, eleitoral do potencial dos eleitores em tempo útil, como pressuposto fundamental à efetivação do ato eleitoral”, lê-se no decreto.

Antes, José Mário Vaz ouviu o Governo, líderes de partidos políticos com assento parlamentar e extraparlamentar a Comissão Nacional de Eleições.

José Pedro Sambu, presidente da CNE, defendeu antes do anúncio de Vaz, que, 10 de Março, ia ao encontro da lei eleitoral .

Posição semelhante teve o PRS.

“Para nós, a data 10 de Março será a ideal, contudo mantemos reservas, devido à auditoria que deve ser feita, isso talvez poderá alterar a data”, observou Maria Inácia Sanha, que representou PRS no encontro com Vaz.

Opinião contrária teve o PAIGC.

“Pode ser até o início de Fevereiro, para não coincidir com a agenda de eleições da CEDEAO”, defendeu Califa Seidi.

As eleições legislativas estavam marcadas para 18 de Novembro, mas tiveram de ser adiadas devido ao atraso no recenseamento eleitoral que só terminou ontem oficialmente.

A Comissão Eleitoral tinha dito que cerca de 90 por cento do universo de 800 mil potenciais eleitores foram registados.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG