Links de Acesso

Guiné-Bissau garante presença no CAN-2017 pela primeira vez


Cabo Verde sonha ainda com o "passaporte" à fase final no Gana.

Um dia depois de ter ganho em casa a Zâmbia por 3 a 2, a selecção nacional de futebol da Guiné-Bissau garantiu, pela primeira vez, um lugar na fase final do Campeonato de África das Nações (CAN) de 2017, ao beneficiar da derrota do Congo no Quénia, por 2-1, neste domingo, 5.

A uma jornada do final da eliminatória, os Djurtus têm 10 pontos, contra seis do Congo e da Zâmbia e quatro do Quénia.

A classificação foi festejada nas ruas de Bissau no momento em que o país continua mergulhado numa profunda crise política, apesar da posse do novo Governo na quinta-feira, 1.

Na fase final do CAN2017, a realizar-se de 21 de Janeiro a 12 de Fevereiro no Gana, a Guiné-Bissau junta-se ao país anfitrião, Argélia,Camarões, Egipto, Marrocos e Senegal, já classificados.

A única prova internacional em que a Guiné-Bissau participou foi a Taça Amílcar Cabral, um prova da antiga Zona II do Conselho do Desporto em África, que não tinha qualquer significado internacional, nem pertencia ao calendário oficial.

Em 1983, os Djurtus chegaram à final da prova, mas perderam frente ao Senegal.

Cabo Verde sonha, restantes estão fora

Selecção de Cabo Verde "Tubarões Azuis"
Selecção de Cabo Verde "Tubarões Azuis"

Dos restantes países de língua portuguesa, apenas Cabo Verde sonha ainda com a possibilidade de chegar à fase final do CAN´2017, embora dependa de terceiros.

Ao vencer no sábado, 4, a selecção de São Tomé e Príncipe, em São Tomé, por 2 a 1, os Tubarões Azuis garantiram o segundo lugar no Grupo F e precisam agora ganhar a Líbia, em casa, na última jornada, para poder lutar por um lugar na prova como o melhor segundo classificado.

São Tomé e Prínicipe é o ultimo do grupo.

Por sua vez, a selecção angolana de futebol disse adeus à fase final do CAN depois de perder neste domingo, 5, frente à República Centro-Africana (RCA), por 3-1, em Bangui.

Quem já tinha tido adeus à fase final do CAN´2017 é Moçambique que foi ao Rwanda, no sábado, ganhar a selecção local por 3-2.

Apesar do resultado positivo, os mambas não sairam do último lugar da tabela.

XS
SM
MD
LG