Links de Acesso

Guiné-Bissau: Maior parque de água doce sob ameaça devido à ação humana


Parque Natural das Lagoas de Cufada, Guiné-Bissau
Parque Natural das Lagoas de Cufada, Guiné-Bissau

Ações humanas como pesca irracional e desmatamento ilegal da floresta são fortes ameaças.

Ambientalistas alertam que o maior parque de água doce da Guiné-Bissau, no sul do país, está sob forte ameaça, que coloca em risco a existência de muitas espécies, sobretudo plantas e animais.

O Parque Natural das Lagoas de Cufada é uma área protegida localizada na região de Quinara, sul do país, e situa-se entre dois grandes rios daquela região, Rio Grande de Buba e o Rio Corubal.

Guiné-Bissau: Maior parque da água doce sob ameaça devido à ação humana
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:57 0:00

O parque é classificado como Sítio Ramsar-Zona Húmida de importância mundial.

A reserva, no entanto, está ameaçada, segundo o adjunto diretor do Parque das Lagoas de Cufada.

Sadja Mané precisa algumas ações com consequências graves, como "o corte e a degradação da floresta, venda ilegal de terrenos, desmatação irregular e pesca não sustentável no Rio Grande de Buba".

Parque Natural das Lagoas de Cufada, Guiné-Bissau
Parque Natural das Lagoas de Cufada, Guiné-Bissau

Mané acrescenta que "com todas essas atividades, nomeadamente queimadas descontroladas da mata para a plantação de cajueiro, não há como negar que isso vai pôr em causa o próprio estado natural do Parque da Lagoa de Cufada, o que pode trazer a seca e a consequente falta de água".

Aquele responsável alerta que não há água, portanto haverá doenças, "com consequências não só para a comunidade local, como também para o Estado guineense, enquanto signatário das convenções sobre o ambiente".

COP28: transição para abandonar combustíveis fósseis começa
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:32 0:00

Por seu lado, a bióloga Nem Biai adverte, também, que ações humanas como pesca irracional e desmatamento ilegal da floresta são fortes ameaças.

"Quando você desmata está a tornar o solo mais frágil e o que é que acontece? As raízes são arrastadas directamente para a água e quando chegam na água desequilibram o ambiente, levando a morte de vários organismos [espécies]. Contudo, há espécies que vão resistir, devido às suas características biológicas, mas muitas acabam por não resistir, o que leva à extinção de espécies. Ou seja, nestes ambientes podem haver espécies endémicas, quer dizer espécies que não se encontram mais noutros lugares. E quando tem espécies endémicas e elas forem atingidas, morrem", diz Biai.

A especialista acrescenta ainda os efeitos da pesca não sustentável, já que, afirma Biai, "quando se tira uma espécie que come a outra, num ambiente, você está a impedir que a outra espécie que ela come seja regulada".

O papel das comunidades

Ante este cenário, os especialistas consideram fundamental o papel das comunidades para contrapor estas ameaças.

Especialistas destacam papel da comunidade na preservação do meio ambiente
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:56 0:00

Fórum

XS
SM
MD
LG