Links de Acesso

Guiné-Bissau: Suspensa greve da Função Pública


Bissau
Bissau

Ansumane So

A greve geral na função pública guineense fui levantada hoje, 11, na sequência de um acordo entre o novo Governo nomeado pelo autoproclamado presidente, Umaro Sissoco Embaló, e a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG).

Guiné-Bissau: Suspensa greve da Função Pública
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:52 0:00

"Decidimos suspender a greve e esperamos que haja boa vontade do governo em honrar o compromisso assinado hoje," disse Júlio Mendonça, líder da UNTG.

O ministro das Finanças do Governo de Nuno Nabiam, João Aladje Mamadu Fadia promete “priorizar as despesas sociais”.

Mamadu Fadia que, pela terceira vez assume a pasta das Finanças, revelou que a massa salarial tinha aumentado de cinco para sete milhões de dólares, daí a necessidade de uma reunião do comité da tesouraria e arbitragem orçamental para redefinir as despesas prioritárias no país.

O acordo hoje alcançado prevê, entre outros, o pagamento e regulamentação de todas as categorias de professores até final deste mês, pagamento de dois meses aos professores contratados, pagamento de dívidas ao pessoal contratado do setor de saúde e cumprimento na íntegra dos diplomas legais referentes ao ingresso na função pública.

Para o economista guineense Aliu Soares Cassama, será difícil a implementação deste acordo nesta primeira fase, “porque as finanças públicas estão descapitalizados há muito tempo."

XS
SM
MD
LG