Links de Acesso

Guiné-Bissau: Presidente da CNE refuta denúncias "sem fundamento nem base jurídica"


José Pedro Sambu responde acusações da mandatária de Domingos Simões Pereira
José Pedro Sambu responde acusações da mandatária de Domingos Simões Pereira

O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) na Guiné-Bissau, José Pedro Sambu, refutou as acusações da mandatária do candidato derrotado na eleição presidencial, Domingos Simões Pereira, que o acusou ter sido coagido a atribuir a vitória parcial ao candidato Umaro Sissoco Embalo.

Em declarações à VOA, Sambu disse que a denúncia de Ester Fernandes "não tem fundamento nem enquadramento jurídico" e que ela "não conseguiu explicar as circunstâncias nem as pessoas que o terão coagido".

please wait

No media source currently available

0:00 0:04:04 0:00

Em carta publicada na página do presidente do PAIGC, Fernandes escreveu que, “nas eleições de 29 de Dezembro, para atribuir a vitória parcial ao candidato do MADEM-G15, o presidente da CNE, José Pedro Sambu, fora coagido a cometer um erro grotesco”.

A também antiga ministra da Administração Territorial acrescentou que “o facto de ter sido obrigado pelas Forças Armadas e de ter perdido a sua liberdade de pensamento e de acção, o levou a forjar números e ignorar a soberania popular”.

Fernandes reiterou que as provas apresentadas pelo PAIGC à justiça abundam.

"Sem fundamento", diz Sambu

José Pedro Sambu refuta as acusações "tem fundamento nem enquadramento jurídico" e diz que "a mandatária não conseguiu explicar as circustâncias, nem nomes das pessoas que disseram que me terão coagido, é falso".

O presidente CNE acrescenta que a legislação "não permite alterar os resultados (...) porque, depois do apuramento regional, os dados são remetidos à Comissão Nacional de Eleições e então é feita a plenária para aprovação dos resultados para a seguir o presidente da CNE apresentar os resultados à comunicação social e à comunidade internacional".

Para Sambu, "é impossível tecnicamente fazer a alteração dos dados, até porque, além do Ministério Público, os representantes dos candidatos, depois do apuramento regional, têm as cópias com todos os dados relativos ao processo eleitoral".

Supremo decide

O presidente da CNE reitera assim que nada foi alterado na CNE e admite avançar com uma queixa-crime contra a mandatária de Domingos Simões Pereira, "mas depois de todo o processo".

A VOA não conseguiu falar com Ester Fernandes.

O Supremo Tribunal de Justiça deve anunciar amanhã a sua decisão sobre o recurso de contencioso apresentado por Domingos Simões Pereira que pede a impugnação dos resultados provisórios.

A 1 de Janeiro a CNE apresentou os resultados provisórios que deram a vitória a Umaro Sissoco Embale, apoiado pelo MADEM-G15.

XS
SM
MD
LG