Links de Acesso

Guiné-Bissau: A estabilidade é fundamental para alavancar a economia, analistas 


Bissau (Reuters/Joe Penney)
Bissau (Reuters/Joe Penney)

A Guiné-Bissau precisa de atrair investidores para melhorar a sua economia, mas tal passa pela estabilidade política, dizem analistas.

Guiné-Bissau: A estabilidade é fundamental para alavancar a economia, analistas
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:03 0:00

Os comentários surgem após o executivo ter anunciado, esta semana, um défice de mais de 174 milhões de dólares na proposta orçamental de cerca de 440 milhões para este 2020.

“O mais importante, neste momento, é a estabilização do país, porque as constantes crises políticas estão na origem de vários problemas e não só descredibilizam o país, mas também impedem o investimento externo, ”diz o economista Serifo Só.

Além disso, diz o economista, “o Governo deve ter uma boa política Internacional para poder convencer os parceiros, e não vai ser fácil, porque os parceiros também tem os seu problemas, sobretudo a pandemia do Covid-19”.

Outro analista, Aliu Soares Cassama, critica a ideia de aumento do imposto de importação de bebidas e tabaco, porque “não é momento ideal para o fazer, e ainda pode afastar o investimento direto para Guiné-Bissau”.

Como saída imediata, o economista Cassama diz que “ Executivo é obrigado a emitir títulos de tesouro para poder colmatar o défice orçamental”.

XS
SM
MD
LG