Links de Acesso

Guerra em Cabo Delgado vai agravar situação de fome, avisa ONG internacional


Moçambique, campo de deslocados 25 Junho, Metuge, Cabo Delgado
Moçambique, campo de deslocados 25 Junho, Metuge, Cabo Delgado

A situação de guerra na província moçambicana de Cabo Delgado deverá aumentar até Maio deste ano o número de deslocados internos e colocar a zona numa situação de crise alimentar, disse a Rede de Sistemas de Aviso de Fome (FEWS NET na sigla inglesa).

A organização disse por outro lado que a situação de seca nas zonas do Sul e centro de Moçambique constitui também uma crise alimentar mas acrescentou que “é de esperar que ajuda alimentar humanitária sirva para mitigar as consequências mais graves”

A organização disse que em Novembro o Programa Alimentar Mundial forneceu ajuda alimentar a mais de 630.000 pessoas através de Moçambique o que, segundo disse, é apenas 29% das suas estimativas de necessitados.

O conflicto em Cabo Delgado “está a forçar milhares de pessoas a fugirem e a perderem acesso a fontes típicas de alimentação e rendimento”, diz o relatório que acrescenta que as estimativas são que no minimo 355.000 pessoas e possivelmente mais de 560.000 estão agora deslocadas sem poderem dedicar –se à agricultura ou actividades de rendimento.

“Uma colheita mais fraca em Abril/Maio de 2021 vai aumentar a dependência em ajuda alimentar humanitária”, avisou esta organização.

XS
SM
MD
LG