Links de Acesso

Guebuza e Dhlakama destacam diálogo, paz e boa governação


Armando Guebuza e Afonso Dhlakama
Armando Guebuza e Afonso Dhlakama

John Kerry saúda assinatura dos acordos de paz em Moçambique

O presidente de Moçambique Armando Guebuza e o líder da Renamo Afonso Dhlakama subscreveram hoje, 5, os documentos que integram o acordo de paz, assinado na semana passada pelo Governo e pelo principal partido da oposição.

O encontro aconteceu na Presidência da República pouco depois das 12 horas locais e terminou com um abraço entre Guebuza e Dhlakama e uma foto.

O presidente da Repúbilca disse, na ocasião, ser hoje um dia muito importante para Moçambique.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:09 0:00
Faça o Download

Por seu lado, o presidente da Renamo realçou a instauração de um clima de paz duradoura no país.

please wait

No media source currently available

0:00 0:00:49 0:00
Faça o Download

O Governo americano felicitou entretanto o povo moçambicano pelo acordo alcançado para por termo às hostilidades entre o governo moçambicano e as forças da Renamo.

O secretário de Estado americano John Kerry declarou hoje que o presidente Armando Guebuza e o líder da Renamo Afonso Dlakama evidenciaram as suas estaturas de estadistas ao assinarem hoje o memorando de entendimento.

Moçambique Armando Guebuza Afonso Dhlakama
Moçambique Armando Guebuza Afonso Dhlakama

Esse acordo, segundo Kerry “sublinha o poder da negociação e as possibilidades da paz quando a liderança política está empenhada no diálogo”.

Os Estados Unidos encorajam as duas partes a garantirem a aplicação plena do acordo e a continuarem a privilegiar o diálogo para alcançar consensos políticos.

A declaração do secretário de Estado americano salienta ainda que eleições livres, justas e transparentes no próximo mês de Outubro são o próximo passo crucial para abrir caminho a um futuro democrático para Moçambique.

XS
SM
MD
LG