Links de Acesso

Grupos de dança americano e angolano trocam experiências em Luanda


Step Afrika! assinala 400 anos da ida dos primeiros angolanos escravos para os EUA
Step Afrika! assinala 400 anos da ida dos primeiros angolanos escravos para os EUA

A companhia de dança norte-americana Step Afrika!, que se encontra em Angola através do programa "Enviado de Cultura", do Departamento de Estado, faz a sua segunda apresentação nesta terça-feira, 24, em Luanda.

No sábado, 21, apresentou-se, juntamente com e o Ballet Tradicional Kilandukilu, de Angola, na Casa das Artes do Talatona.

A visita a Angola enquadra-se nas comemorações dos 400 anos da ligação histórica existente entre os dois países, com a chegada, em 1619, à cidade de Jamestown, actual Estado americano da Vírginia, dos primeiros africanos escravizados, originários do actual território de Angola.

Para a embaixadora americana em Luanda, Nina Maria Fite, a apresentação dos dois dois grupos visa igualmente aprofundar as relações de amizade e laços económicos entre os dois povos.

“Espalhar as nossas culturas e educação é tão importante como estender os nossos laços económicos e políticos”, afirmou a diplomata, considerando a exibição um gesto especial das duas companhias de danças.

“É tão especial ver estas duas grande companhias a exibirem”, exclamou Fit.

A tradição

O Step Afrika!, fundado em 1994, é a primeira companhia de dança profissional dedicada à tradição do stepping (sapateado) , tem estado a evoluir a forma de dançar para incluir outros estilos, como sapateado moderno e hip hop, conquistando novos públicos em todo o mundo.

O grupo promove a valorização do Step (sapateado) e o seu uso como uma ferramenta educativa, motivacional e saudável para jovens de comunidades carentes.

A companhia cumpre essa missão através de actividades de educação artística, programas de intercâmbio cultural internacional e apresentações motivacionais em todo o mundo.

O stepping (sapateado) foi desenvolvido fora de uma tradição rica em comunidades africanas que usam movimento, palavras e sons para comunicar lealdade a um grupo.

Embora seja uma forma de arte distinta, o stepping mantém notáveis semelhanças com os géneros africanos de movimento, como o Gumboot - um estilo de performance originalmente concebido por mineiros na África do Sul como uma alternativa à bateria, que foi banida pelas autoridades.

XS
SM
MD
LG