Links de Acesso

Grupo de jovens manifesta-se sábado contra governaçao na Huíla


João Marcelino Tchipingui, governador da Huíla
João Marcelino Tchipingui, governador da Huíla

Grave crise social está na base da insatisfação

Um grupo de jovens promete sair à rua no próximo sábado, 19, no Lubango para protestar contra o que chamam de má governação de João Marcelino Tchipingui à frente da província angolana da Huíla.

A mobilização convocada há dias nas redes sociais começa a ganhar corpo e agora é assumida pelos promotores da manifestação.

Jovens convocam maniestação no Lubango - 1:22
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:22 0:00

A degradante situação social, com destaque para os sectores da saúde com a falta de medicamentos e consumíveis, a educação, com milhares de crianças fora do sistema de ensino, o frágil acesso à agua e luz na maioria dos bairros estão entre as várias razões da manifestação.

Manuel Andrade, um dos promotores, entende que o quadro actual exige acção.

“Se estamos a apresentar a nossa manifestação é porque estamos mesmo descontentes. Como é que o povo vai viver com esta situação toda? Estive em conversa com os meus pais e alguns tios meus e eles diziam que no passado sendo do Lubango orgulhavam-se de serem do Lubango porque era uma das cidades mais bonitas de Angola e hoje está tudo sujo, não há passeios”, justifica Andrade.

O protesto está ser encarado como um verdadeiro teste ao governo de João Marcelino Tchipingui depois da sua recondução pelo Presidente João Lourenço para o segundo mandato à frente dos destinos da Huíla.

A concentração dos manifestantes está agendada para a praça João Paulo II, de onde partirão até ao jardim próximo do ISCED-Huíla a escassos metros da sede do governo provincial.

Os organizadores da manifestação dizem ter entregue ao Governo local a carta a comunicar as motivações do protesto, uma situação igualmente já do conhecimento da Polícia Nacional, segundo apurou a VOA.

XS
SM
MD
LG