Links de Acesso

Grupo de diálogo entre Governo e Renamo reúne-se com Ossufo Momade


Ossufo Momade
Ossufo Momade

Ambas as partes concordam em implementar os compromissos de paz

O coordenador interino da Renamo, Ossufo Momade, reuniu-se nesta quinta-feira, 13, na Gorongosa, na provincia moçambicana de Sofala, com o grupo de contacto no diálogo com o Governo, constituído por embaixadores, soube a VOA junto de várias fontes.

O grupo dirigiu-se à Serra da Gorongosa para se inteirar, junto ao coordenador interino da Renamo, do processo do dialogo pela paz com o Governo, desarmamento e reintegração do braço armado do partido, além de passar em análise as ultimas eleições autárquicas e as gerais de 2019, disse uma fonte do partido.

Na reunião, além do presidente do grupo de contacto, o embaixador suíço, Mirko Manzon, estiveram presentes o co-presidente, o embaixador dos Estados Unidos da America, Dean Pittman, o embaixador da União Europeia, António Sanchez Benedito Gaspar e o Alto Comissário do Botswana, Gobe Pitso.

Em comunicado, o presidente do grupo manifestou-se depois satisfeito com o encontro e a reafirmação do líder da Renamo de manter a paz e implementar o memorando de entendimento alcançado com o Governo.

“O processo de desarmamento, desmobilização e reintegração com dignidade, visando o objectivo comum de uma paz definitiva para todos os moçambicanos requer boa vontade de ambos os lados”, defende o comunicado distribuído à imprensa.

A comunidade internacional reconhece que as eleições do próximo ano são parte integrante da manutenção da paz e da democracia e, para esse fim, envidará esforços no sentido de trabalhar em estreita colaboração com todas as partes e apoiar o processo, avança o documento.

O encontro decorre um dia após a Renamo ter contestado a nomeação interina de três dos 14 oficiais e generais do partido nos departamentos das Forças de Defesa de Moçambique (FADM), considerando uma violação dos acordos com o Governo.

"Estamos confiantes e aguardamos com expectativa passos positivos demonstráveis, que representem avanços, de boa fé, no processo de levar o país a uma nova era de desenvolvimento, com a inclusão de todos os moçambicanos” concluiu o grupo em comunicado.

XS
SM
MD
LG