Links de Acesso

Graça Machel: "África não é um continente de falhanços, mas de grandes desafios, com exemplos de excelência aqui e acolá”


Graca Machel
Graca Machel

Ela defende também uma maior inclusão de jovens na governação em África

O maior desafio de África é a governação e não a adopção de leis e políticas ou Constituição. “Isso já está feito”, diz a humanista moçambicana Graça Machel,

Para ela, “a implementação (de políticas e leis) é o maior desafio do continente africano; acrescido a isso não partilhamos o suficiente sobre as histórias positivas do continente”.

A defensora de direitos humanos diz que “se contares, por exemplo, o que aconteceu na Etiópia, nos últimos seis meses, o mundo irá começar a escutar, e julgo que devemos ser nós a atrair a atenção do mundo e dizer que não somos um continente de falhanços, mas de grandes desafios, com exemplos de excelência aqui e acolá”.

Entrevistada pela VOA, Machel defende também uma maior inclusão de jovens nos governos africanos.

“Falando na generalidade, os nossos governos e parlamentos são constituídos por pessoas muito velhas, se se tiver em conta que a maioria da nossa população é jovem; e essa é uma transformação que deve ocorrer, e espero que seja o mais cedo possível,”.

Acompanhe:

Graça Machel: África não é um continente de falhanços, “mas de grandes desafios, com exemplos de excelência aqui e acolá”
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:40 0:00

XS
SM
MD
LG