Links de Acesso

Governo e Renamo preparam negociações sem mediadores

  • William Mapote

Afonso Dhlakama e Filipe Nyusi têm mantido conversas telefónicas

Filipe Nyusi anunciou fim da mediação internacional

O Presidente moçambicano anunciou nesta sexta-feira, 3, o início de uma nova fase do diálogo político com a Renamo, que passa pela criação de dois grupos de trabalho mais reduzidos e que deverão procurar soluções para as questões do desarmamento e reintegração dos homens da Renamo e a descentralização política.

O anúncio foi feito numa comunicação ao país por ocasião das cerimónias centrais do Dia dos Heróis que se assinala hoje.

Filipe Nyusi revelou também o fim da fase negocial que contou com a mediação internacional, a quem agradeceu pela sua participação no processo de aproximação das diferenças entre o Governo e a Renamo.

“O povo moçambicano está verdadeiramente agradecido e aprecia os esforços dos mediadores para a aproximação de posições entre o Governo e a Renamo”, sublinhou Nyusi, que disse ter escrito aos mediadores a agradecer a sua participação, embora admita que possam ser chamados, se necessário.

O Presidente anunciou ainda que tem mantido contactos com o líder da Renamo Afonso Dhlakama, com quem já tem alinhamentos assegurados sobre os passos seguintes.

Os dois grupos de trabalho vão tratar de assuntos militares e da descentralização, uma condição da Renamo.

Ele não revelou, no entanto, mais detalhes.

A sua Opinião

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG