Links de Acesso

Governo pode perder empréstimos a camponeses, diz sindicalista


 Secretário geralda União dos Sindicatos - António Kalambo
Secretário geralda União dos Sindicatos - António Kalambo

Dirigente sindical diz que Governo deve tambem rever salários.

Um dirigente sindical avisou que o Governo poderá perder milhões de kwanzas em empréstimos a camponeses que não podem agora pagar as suas dívidas devido ao aumento dos preços dos combustíveis.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:01 0:00
Faça o Download

O sindicalista António Kalambo defendeu também um aumento de salários para compensar esse aumento.

“Como sindicalista e na qualidade de cidadão angolano, digo que a subida do preço de gasolina e de gasóleo no mercado interno, nos últimos dias, veio de facto criar pequenas dificuldades”, disse, afirmando que o corte dos subsídios aos combustíveis é compreensível face às actuais dificuldades financeiras.

“Enquanto cidadãos, muitas das vezes temos que compreender algumas medidas que o Governo tem vindo a tomar, mas é verdade que isto criou dificuldades, tudo tem vindo a subir de preço, em função disso, diminuiu a capacidade de compra do salário do trabalhador”, afirmou.

O fim dos subsídios afecta os camponeses devido sobretudo ao preço da gasolina que têm que usar no manuseio das moto-bombas para o sistema de irrigação.

Segundo António Kalambo, a sua preocupação consiste em apesar de haver muita vontade de trabalhar, o esforço acaba por não ser compensado, porque o preço do produto do campo continua baixo.

“Alguns destes trabalhadores beneficiaram dos financiamentos brindados pelo próprio governo e com estas dificuldades, os trabalhadores ficarão incapacitados de fazer o respectivo retorno”, disse o sindicalista.

XS
SM
MD
LG