Links de Acesso

Governo moçambicano afrouxa medidas para facilitar circulação e serviços


Taxis, Inhambane
Taxis, Inhambane

As autoridades moçambicanas voltam a permitir o uso de bicicletas-táxi e moto-táxis, que tinha sido proibido ao abrigo do estado de emergência para conter a propagação do novo coronavírus.

O Conselho de Ministros anunciou também que os operadores de autocarros de transporte público e semi-coletivo passam a ter apenas a obrigação de obedecer o limite de ocupação e não um terço tal como antes determinado.

Covid 19: Transportadores resistem a medidas de prevenção em Moçambique
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:45 0:00

Contudo, disse o porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Suaze, em todas as circunstâncias impõe-se o uso de máscaras.

Estas mudanças são anunciadas após manifestações de operadores de transporte que alegaram prejuízos e perda de fontes de rendimento.

A manifestação mais visível ocorreu, nesta quarta-feira, 8, na cidade de Nacala-Porto, na província de Nampula, onde alguns motociclistas que fazem serviço de taxi incendiaram pneus, bloquearam estradas e vandalizaram estabelecimentos comerciais.

Na altura, a polícia deteve 11 manifestantes.

Governo moçambicano afrouxa medidas para facilitar circulação e serviços, Filimão Suaze, porta-voz do Conselho de Ministros
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:01 0:00

Na divulgação do relaxamento de medidas, Suaze sublinhou a importância de se evitar que esta crise sanitária “seja em simultâneo uma crise social e económica”.

XS
SM
MD
LG