Links de Acesso

Governo israelita "aposta" em Malanje


Oren Rozenblat visitou Malanje

Embaixador israelita Oren Rozenblat apontam alta tecnologia para a agricultura como sector de relevo

O Governo de Israel poderá investir na agricultura e transferir alta tecnologia agrícola para a província angolana de Malanje, anunciou nesta quarta-feira,1, o embaixador daquele país em Luanda.

Oren Rozenblat, que se reuniu com o vice-governador para a esfera política, económica e social, Domingos Manuel Eduardo, disse haver intenções de aproveitar pequenas parcelas de terra para gerar riqueza para as populações.

Israel quer investir em Malanje - 1:33
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:33 0:00

“Nós não necessitamos de muitas áreas para investir, nós necessitamos poucas áreas com grandes futuros, nomeadamente através de alta tecnologia de agricultura”, explicou o diplomata que foi ao município de Mucari constatar o grau de execução do projecto Cidadela Jovem do Sucesso e o sistema de captação, tratamento e distribuição de água da comunidade de Kausse, com financiamento do seu país.

Domingos Manuel Eduardo, vice-governador de Malanje
Domingos Manuel Eduardo, vice-governador de Malanje

O valor dos investimentos do Israel na província de Malanje não foi revelado pelo embaixador que recorreu os pavilhões da fabrica de casas pré-fabricadas em estado de abandono no Kingla, arredores da cidade de Malanje, o aviário de Cambunze e as fazendas PIPI e a de multiplicação de sementes na comuna de Quizenga, no município de Cacuso.

“As grandes fazendas em Angola são israelitas, a Aldeia Nova no Waku Kungo (Cuanza-Sul) e também no Kiminha, arredores de Luanda, e nós temos muita experiência para agricultura com lucros, agricultura com dinheiro e este é o futuro da agricultura de Angola”, lembrou.

O interesse de Israel na região poderá estar centrado na produção de alimentos e o algodão, referiu Rozenblat, admitindo que Malanje tem água, terra, mão-de-obra em abundância e quase tudo para produzir alimentos para todo o país.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG