Links de Acesso

Governo do Burundi suspende transmissões da VOA


Pierre Nkurunziza

Decisão foi tomada duas semanas antes de referendo que pretende estender o o mandato presidencial

O Governo do Burundi anunciou a suspendeu a partir da próxima segunda-feira, 8, as transmissões da VOA e da BBC, duas semanas antes do referendo que pode estender os limites do mandato presidencial.

A suspensão de seis meses foi anunciada nesta sexta-feira, 4, pelo Conselho Nacional de Comunicações do Burundi, que acusou aquelas estações de “infringir as leis que regulam a imprensa e de engajarem uma "conduta antiética".

A declaração disse que a proibição começaria segunda-feira.

A VOA tem dois transmissores de FM no Burundi que provavelmente serão fechados se o Governo mantiver proibição, mas os ouvintes ainda podem sintonizar as transmissões em ondas curtas, internet ou transmissores de rádios parceiras no Congo Democrático ou Ruanda.

Os burundeses votam em referendo no próximo dia 17 de Maio uma emenda constitucional que pode estender para sete anos os mandatos presidenciais e que permitirá ao actual presidente Pierre Nkurunziza, que está no poder desde 2005.

Os Estados Unidos criticaram duramente o Presidente Nkurunziza, em 2015, quando conseguiu um terceiro mandato, depois de uma onda de violência que levou à prisão membros da oposição e obrigou milhares de pessoas a deixarem o países.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG