Links de Acesso

Governo de Cabo Verde suspende voos da Europa, EUA, Brasil, Nigéria e Senegal


Ulisses Correia e Silva anuncia estado de contingência
Ulisses Correia e Silva anuncia estado de contingência

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, declarou situação de contigência ao nível da proteção civil e cancelou os voos provenientes de países europeus, Estados Unidos, Brasil, Senegal e Nigéria, como forma de evitar a entrada do novo coronavirus no país.

Correia e Silva, que fez o anúncio nesta terça-feira, 17, num encontro com representantes da sociedade civil, no qual reiterou que o país não tem nenhum caso do novo coronavirus.

A decisão do Governo impede também a "acostagem de navios cruzeiros e navios veleiros e o desembarque de passageiros nos portos”, bem como “o desembarque de passageiros chegados aos portos de Cabo Verde em navios de carga, pesca e similares".

As medidas entram em vigor amanhã, 18.

Ulisses Correia e Silva esclareceu, no entanto, que haverá exceções apenas para ligações de abastecimento de medicamentos, mercadorias essenciais de consumo e para evacuações medicas.

"Nenhum sistema de saúde está formatado para responder a pandemias deste tipo", afirmou o Chefe do Governo, para quem face à dimensão da situação, "é desígnio nacional proteger-nos e proteger o país".

Efeitos da economia e apoio de todos

Na sua comunicação, Correia e Silva advertiu que a economia do país começa a sentir os efeitos da pandemia e anunciou para os próximos dias um encontro com empresários e sindicatos para analisar a situação e tomar medidas necessárias.

O primeiro-ministro apelou ao contributo de todos, com destaque para as organizações da sociedade civil, igrejas e imprensa.

"Contamos com todos, cada um pode fazer a diferença. A nossa vida social não vai continuar a ser a mesma", reiterou Correia e Silva, para que, o papel da comunicação social é fundamental na divulgação de informações credíveis, num período em que abundam falsas notícias nas redes sociais.

Entretanto, frente às medidas do Governo, a transportadora Cabo Verde Airlines anunciou que vai suspender temporariamente todas as atividades também a partir de amanhã.

XS
SM
MD
LG