Links de Acesso

Governo de Cabo Verde pede ajuda internacional para enfrentar consequências da erupção vulcânica no Fogo


Vulcão do Fogo
Vulcão do Fogo

As explosões aumentaram de intensidade esta manhã e as lavas chegam a seis metros de altura.

O Governo de Cabo Verde criou um gabinete de crise para dar respostas à erupção do Vulcão do Pico, na ilha do Fogo, e decidiu pedir ajuda da comunidade internacional. As medidas foram tomadas ontem à noite num Conselho de Ministros extraordinário convocada para o efeito.

O gabinete é integrado pelos directores-gerais de quase todos os departamentos do Estado, da Policia Nacional e da Agência Nacional de Aviação Civil e vai apoiar as pessoas, garantir a alimentação, o abastecimento de água e energia, as condições de saneamento e assistência médica e medicamentosa.

O primeiro-ministro José Maria Neves disse admitrir também tomar medidas extraordinárias para converter os recursos necessários para fazer face à esta calamidade, recorrendo ao Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional, Banco Africano de Desenvolvimento, Banco Árabe de Desenvolvimento e fundos relacionados com catástrofes e mudanças climáticas

Neves explicou que todas as medidas de apoio, de socorro e de protecção civil já foram tomadas, destacando os trabalhos realizados por todos os corpos de intervenção, da Policia Nacional e das forças Armadas. Porém o chefe do Governo alerta que ainda é necessário “reforçar” algumas vertentes de actuação, desde logo nos meios de comunicação.

Por seu lado, o presidente do MpD, principal partido da oposição, defende que se deve mobilizar a comunidade internacional no sentido de se dar a devida cobertura à situação de emergência provocada pela erupção do vulcão do Fogo. Ulisses Correia e Silva diz ainda que se deve garantir a evacuação em segurança das pessoas que estão a sentir o efeito da erupção do vulcão.

A situação perto do Vulcão do Pico piorou nas últimas horas com o avanço das lavas em direcção à sede do Parque Natural do Fogo, inaugurado no passado mês de Março e orçado em um milhão de euros.

As lavas correm em direcção a uma zona conhecida por Txon Dagu, que fica na estrada vicinal que vai de Portela a Boca Fonti, duas regiões povoadas e com muitas propriedades agrícolas.

As informações apontam que as lavas correm em sentido contrário à escola pública que fica na localidade de Portela onde está a Adega de Vinhos – que tem cerca de 100 mil litros em depósito - e um grande número de casas.

As lavas atingiram nesta manhã seis metros de altura.

XS
SM
MD
LG