Links de Acesso

Governo brasileiro autoriza Forças Armadas a intervir nas prisões

  • Redacção VOA

Caos nas prisões brasileiras

O Governo brasileiro autorizou nesta terça-feira, 17,as Forças Armadas a intervirem nos presídios para fazer a inspecção de materiais considerados proibidos e reforçar a segurança.

O anúncio foi feito pelo porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, depois de uma reunião entre o Presidente Michel Temer e responsáveis de todos os órgãos de segurança e instituições militares do Governo.

“A reconhecida capacidade operacional de nossos militares é oferecida aos governadores para acções de cooperação específicas em penitenciárias”, disse Parola.

O Governo adiantou ser preciso que os Estados concordem com o trabalho dos militares enviados pelo Ministério da Defesa, mas a segurança interna continua sob responsabilidade dos agentes penitenciários e policiais.

“Haverá inspeções rotineiras nos presídios com vistas à detecção e apreensão de materiais proibidos naquelas instalações. Essa operação visa restaurar a normalidade e os padrões básicos de segurança nos estabelecimentos carcerários brasileiros", concluiu o porta-voz de Temer.

A cooperação entre as autoridades locais e federais no combate ao crime organizado e na modernização dos presídios é um dos alvos do Plano Nacional de Segurança, lançado pelo Governo federal há dez dias.

Nesta quarta-feira, 18, o Presidente Michel Temer discute com os governadores a implementação das medidas emergenciais de segurança.

XS
SM
MD
LG