Links de Acesso

Governo angolano quer criar fundo de apoio aos artistas


Palancas estilizadas expostas no Jardim da Unidade Africana de Luanda, projeto da Fundação Arte e Cultura

Para apoiar os artistas angolanos em idade de reforma ou com necessidades ligadas à vertente de saúde, o Executivo através do Ministério da Cultura pensa na criação de um fundo de apoio, uma associação mutualista ou a integração numa caixa social, afirmou no passado 04 de Janeiro, em Luanda, a ministra Carolina Cerqueira.

Governo promete criar fundo para os artistas - 17:07
please wait

No media source currently available

0:00 0:26:35 0:00

Pretende-se, de acordo com a ministra, dar dignidade aos artistas que ao longo das suas vidas deram tudo para a valorização, expansão e a divulgação da cultura angolana e que muitas vezes, devido a problemas vários, ficam condicionados ou marginalizados.

Para o efeito, o departamento ministerial da cultura espera contar com a participação dos parceiros e dos mecenas para ajudar a resolver os problemas que a classe artística enfrenta diariamente.

Para além do fundo ou integração numa caixa de apoio social, o Ministério da Cultura vai igualmente trabalhar para a criação de uma carteira profissional que dignifique o artista e que clarifique quem é realmente artista.

Para a concretização dos objectivos preconizados, a ministra apelou ao sentido patriótico e de responsabilidade aos quadros do sector, em particular, e aos agentes culturais de forma geral.

De acordo com Carolina Cerqueira, é necessário mobilização para uma cultura de paz e paz na cultura, para que se possa fazer um trabalho direcionado às novas gerações não se esquecendo do passado, que foi de sacrifício e de conquista da paz.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG