Links de Acesso

Governo angolano pede ajuda internacional para repatriamento de capitais desviados do país


Bornito de Sousa fez apelo em Viena
Bornito de Sousa fez apelo em Viena

Suiça compromete-se a colaborar com autoridades de Luanda

O Governo suíço vai ajudar o Estado angolano a recuperar os activos ilícitos que, eventualmente, estejam naquele país europeu, garantiu a secretária de Estado helvética dos Negócios Estrangeiros.

Entretanto, em Viena, na Áustria, o vice-presidente angolano Bornito de Sousa pediu à comunidade internacional a fazer o mesmo.

Pascale Baerswyl confirmou a disponibilidade suíça ao ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz, e pelo Procurador-Geral da República, Hélder Pitta Grós, num encontro mantido na terça-feira, 18, em Berna, de acordo com uma nota da Missão Permanente de Angola em Genebra divulgada nestaquarta-feira, 19,

Também ontem, mas em Viena, na reunião de alto nível do Fórum Africa-Europa sobre cooperação na era digital, o vice-Presidente angolano solicitou a cooperação dos países europeus para garantir o repatriamento de capitais e fortunas ilicitamente subtraídas do erário público angolano.

Bornito de Sousa lembrou que "o rigor em termos de transparência, boa governação, responsabilização e a luta frontal contra o fenómeno da corrupção, incluindo o desrespeito pelas normas cívicas, constituem as principais prioridades do Executivo angolano".

O governante defendeu a "adopção de padrões e referências estabelecidas pelos índices internacionais, incluindo os que regulam a cooperação entre África e Europa, para melhorar o ambiente de negócios entre os Estados e atrair mais investimentos privados".

XS
SM
MD
LG