O director do orçamento na Casa Branca Mick Mulvaney disse hoje que o encerramento parcial do governo federal americano poderá prolongar-se até ao ano novo quando um novo congresso tomar posse.
Mulveney falava hoje a uma cadeia de televisão no dia em que o governo federal dos Estados Unidos entrou no seu segundo dia de uma paralisação parcial.
O Presidente Donald Trump e o Partido Republicano não têm os 60 votos necessários para fazer aprovar no Senado o orçamento aprovado pelos Republicanos na câmara dos representantes que inclui 5.700 milhões de dólares para a construção de um muro ao longo da fronteira.
No ano novo o partido Democrático assume controlo da Câmara dos Representantes.
O senado americano dominado pelos republicanos mas sem os 60 votos necessários só volta a reunir se na Quinta feira para analisar o assunto.,
O Presidente Trump cancelou as suas férias de Natal na Florida afirmando num Tweet estar a trabalhar “arduamente” para tentar resolver o impasse.
Ontem o Presidente reuniu-se com congressistas republicanos para discutir a questão e o vice presidente Mike Pence deslocou-se ao congresso para falar com o líder dos Democratas no Senado Chuck Schumer mas desconhecem-se pormenores do que foi discutido.