Links de Acesso

Governo americano lança terceiro exercício militar com as Forças Armadas moçambicanas


Dennis W. Hearne, embaixador dos Estados Unidos em Maputo

Estados Unidos dizem estar “empenhados em assegurar a continuidade dos compromissos militares durante um momento tão importante para a segurança nacional de Moçambique”

A Embaixada dos Estados Unidos anunciou o lançamento, no dia 31 de Janeiro, do terceiro Treinamento Conjunto de Intercâmbio Combinado (JCET) que vai durar 10 meses e visa "aperfeiçoar competências em operações especiais".

Em comunicado, publicado nesta terça-feira, 2, no site da Embaixada, o representante de Washington em Maputo, Dennis Hearne, reiterou que os Estados Unidos estão “empenhados em assegurar a continuidade dos compromissos militares durante um momento tão importante para a segurança nacional de Moçambique”.

O programa JCET proporciona aos militares estrangeiros e às forças de operações especiais dos Estados Unidos uma oportunidade de trocar conhecimentos e melhores práticas e inclui actividades ligadas à lei do conflito armado, direitos humanos e treino médico.

Este é o terceiro exercício conjunto desde Março de 2021, o que, segundo o comunicado, é uma “demonstração de um aumento sustentado da cooperação entre os Estados Unidos e Moçambique em matéria de segurança".

Em Novembro de 2021, o Comandante-Geral do Comando Afrricano dos Estados Unidos (AFRICOM), Stephen J. Townsend, visitou Maputo, um mês após a Base Marítima Expedicionária USS Hershel “Woody” Williams (ESB 4) ter efectuado uma visita programada ao porto.

A nota lembra que Moçambique participou no segundo exercício marítimo multinacional Cutlass Express em Janeiro de 2022 e continua a sua participação de longa data no programa Internacional de Educação e Treinamento Militar (IMET).

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG