Links de Acesso

Governador da Califórnia ganha eleição contra impugnação e energiza Partido Democrata


Gavin Newsom, governador da Califórnia, fala a apoiantes após a vitória, 14 de Setembro de 2021
Gavin Newsom, governador da Califórnia, fala a apoiantes após a vitória, 14 de Setembro de 2021

Gavin Newsom alertou que os democratas venceram Donald Trump mas não o "Trumpismo"

O governador da Califórnia teve uma importante vitória na eleição que defendia a sua impugnação na terça-feira, 14, ao conseguir, segundo as projecções, mais de 65 por cento dos votos.

A vitória de Gavin Newsom é considerada por analistas um empurrão para a recandidatura dele no próximo ano e para o Partido Democrata.

Ao falar a jornalistas nesta quarta-feira, 15,, Newson agradeceu “aos milhões e milhões de californianos que exerceram o seu direito fundamental de votar".

O pedido de impugnação foi protagonizado por republicanos contrários às medidas restritivas impostas por Newsom para combater a pandemia da Covid-19 , como o encerramento das escolas e de pequenos negócios.

Pesquisas de opinião indicavam que Larry Elder, um conservador locutor de rádio, era o principal adversário de Newsom entre mais de 40 aspirantes ao lugar do governador, cujo mandato termina no próximo ano.

“Derrotamos Donald Trump, não derrotamos o trumpismo. O trumpismo ainda está vivo, em todo o país”, alertou o governador, reiterando que “como Estado dissemos sim à ciência, dissemos sim às vacinas, dissemos sim ao fim desta pandemia”.

Gavin Newsom é uma figura proeminente entre os democratas nacionais, tendo sido mayor da cidade de San Francisco e vice-governador da Califórnia antes de ser eleito governador em 2018.

Durante a campanha, ele teve a ajuda de proeminentes democratas como o Presidente Joe Biden, a vice-presidente e antiga senadora por Califórnia, Kamala Harris, e o antigo Presidente, Barack Obama.

XS
SM
MD
LG