Links de Acesso

Guiné-Bissau: Geraldo Martins é o novo primeiro-ministro


Geraldo Martins, novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau
Geraldo Martins, novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau

O nome do antigo ministro da Economia e Finanças fora aceite por todos os partidos ouvidos hoje pelo Presidente da República.

Em comunicado presidencial enviado à imprensa, nesta segunda-feira, 7, o Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, anuncia ter nomeado Geraldo Martins para formar novo overno.

Antes, o chefe de Estado demitiu o Governo que era liderado por Nuno Gomes Nabiam.

O nome do novo primeiro-ministro tinha sido apresentado pelo coordenador da coligação vencedora das eleições legislativas de 4 de Junho PAI-Terra Ranka ao Presidente

Domingo Simões Pereira apresentara o escolhido pelos cinco membros que integram a coligação nesta segunda-feira, 7, num encontro com Umaro Sissoco Embaló, que ouviu os partidos com assento parlamentar antes de indicar o primeiro-ministro que vai formar o próximo Executivo.

Após as eleições, a Voz da América tinha avançado que fontes da coligação Terra Ranka indicaram que o antigo ministro da Economia e Finanças e autor da parte económica do programa do Governo do PAIGC em 2014 seria o escolhido para liderar o novo Governo.

Umaro Sissoco Embaló também ouvira o líder Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), na oposição e com 29 deputados, Braima Camará, que não se opusera à nomeação de Geraldo Martins.

Guiné-Bissau: Diferenças na interpretação da lei atrasa nomeação de Governo
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:57 0:00

O PRS, que assinou um acordo de incidência parlamentar e governativa com o PAI - Terra Ranka, e o PTG, que deverá fazer o mesmo nos próximos dias, também foram ouvidos pelo Presidente que recebeu a demissão do primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam, líder da Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), que tem apenas um deputado no Parlamento.

Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Universidade de Londres, Geraldo Martins tem uma licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito de Bissau e outra em Química-Física.

Trabalhou no Banco Mundial, foi ministro da Educação entre 2001 e 2003 e ministro da Economia e da Finanças no Governo de Domingos Simões Pereira, bem como no executivo dirigido por Carlos Correia.

Fórum

XS
SM
MD
LG