Links de Acesso

Gâmbia: Adama Barrow a caminho de uma retumbante vitória nas eleições presidenciais


Adama Barrow

Até agora, Barrow venceu em 36 de 41 círculos eleitorais

BANJUL, 5 de dezembro (Reuters) - O actual presidente da Gâmbia, Adama Barrow, está a caminho de uma vitória eleitoral retumbante, neste domingo (5), indicam resultados parciais.

A votação de sábado (4) foi a primeira em 27 anos sem o ex-presidente Yahya Jammeh, que vive no exílio na Guiné Equatorial depois de se recusar a aceitar a derrota para Barrow em 2016.

Jammeh, cuja governação de 22 anos na pequena nação de 2,5 milhões de pessoas foi caracterizada por assassinatos e tortura de oponentes políticos, tentou persuadir os seus apoiantes a votar numa coligação da oposição, recorrendo a discursos telefônicos que foram retransmitidos em comícios de campanha.

Mas a persistência de Jammeh não foi suficiente para enfrentar Barrow, que venceu em 36 dos primeiros 41 círculos eleitorais anunciados, obtendo 315.547 votos.

O seu rival mais próximo, o veterano político Ousainou Darboe, teve 133.177 votos, com quatro outros candidatos bem atrás.

São apenas aguardados resultados de 12 círculos eleitorais.

A eleição foi vista como um teste ao progresso democrático de Gâmbia e à sua capacidade de deixar a era Jammeh para trás.

O primeiro mandato de Barrow foi marcado pela pandemia do coronavírus, que prejudicou uma economia fortemente dependente do turismo, além das exportações de amendoim e peixe.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG