Links de Acesso

Futebol aproxima Cabo Verde e São Tomé e Príncipe


O jogo de futebol Cabo Verde-São Tomé e Príncipe marcado para amanhã no estádio nacional na cidade da Praia, está a despertar grande entusiasmo, havendo quem considere que poderá ser uma forma para reforçar os laços de amizade entre os dois países.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:55 0:00
Faça o Download

Trata-se do primeiro encontro oficial entre os dois países, tendo uma particularidade especial, já que na formação Santomense se pontificam algumas figuras entre dirigentes e jogadores que são de origem cabo-verdiana.

Com a ligação aérea bi – semanal entre Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, espera-se que haja maior intercâmbio nos sectores comerciais, desportivos e culturais entre os dois arquipélagos africanos de língua portuguesa.

O ministro santomense da juventude e desportos, Marcelino Sanches, considera que o desporto pode jogar um papel importante no reforço das relações entre os povos.

Também o presidente da Federação São Tomense de Futebol defende maior aproximação entre os povos.

De acordo com Domingos Monteiro, o desporto pode abrir caminho para o reforço de cooperação nos vários sectores.

Em Cabo Verde já existe uma significativa comunidade santomense, por isso faz algum tempo que reclamam a abertura de uma representação diplomática na Praia.

O presidente da associação de naturais de São Tome e Príncipe e amigos, Simão de Pina, confidenciou a VOA que já houve promessas de alguns governantes do país do equador para abertura de um consulado, mas que ainda foi não cumprida.

O jogo Cabo Verde- São Tomé e Príncipe marcado para o próximo Sábado, dia 13, está a ser visto como uma boa oportunidade para o reforço das relações entre os povos dos dois países.

XS
SM
MD
LG