Links de Acesso

Furacão Irma ameaça Caraíbas e Sul dos Estados Unidos


Ordens de evacuação emitidas em várias áreas

Condados do sul da Flórida emitiram nesta terça-feira, 5, ordens de evacuação em antecipação à chegada do furacão Irma, que deve atingir o sul dos Estados Unidos no sábado, 9.

De categoria 5, o mais alto da escala, Irma é o mais forte já registado na bacia do Atlântico e deve atingir ainda na noite desta terça-feira as Ilhas Leeward, nas Caraíbas.

No condado de Monroe, na Flórida, os turistas devem sair a partir das 7 horas da manhã desta quarta-feira e os moradores terão 12 horas extras para deixar o local.

Em Miami-Dade as ordens de evacuação mandatória também começam a valer na quarta-feira.

No condado de Broward não foi emitida uma ordem de evacuação, mas abrigos estarão abertos a partir de quinta-feira.

O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), considerou de “extremamente perigoso” o centro do Irma.

No entanto, o contrário de Harvey, que atingiu principalmente o Texas na semana passada, Irma movimenta-se rapidamente e, por isso, não deve provocar estragos do mesmo tipo, com alagamentos como os que ocorreram no Estado americano.

Ainda assim, o NHC prevê que Irma seja “potencialmente catastrófico” especialmente para as ilhas caraibenhas.

A Agência para Gestão de Emergências em Desastres do Caribe (Cdema, na sigla em inglês), com sede em Barbados, iniciou um plano regional de resposta diante da chegada do Irma.

As ilhas de Antígua e Barbuda, Dominica, São Cristóvão e Neves, Pequenas Antilhas e Bahamas estão em estado de emergência, assim como as Ilhas Virgens Americanas e as Ilhas Virgens Britânicas.

Na República Dominicana foram decretados diferentes níveis de alerta: vermelho (máximo) para oito das 32 províncias do país, enquanto 14 estão em amarelo (intermediário) e as 10 restantes se encontram em alerta verde (mínimo).

A Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICR) afirmou que prepara uma "grande" resposta humanitária ao Irma.

XS
SM
MD
LG