Links de Acesso

Furacão Hanna atinge costa do Texas afectada por COVID


Barcos destruídos pelo furacão, 25 de julho, em Corpus Christi, Texas. (AP Photo/Eric Gay)

O furacão Hanna atingiu a costa sul do Texas com ventos e ondas fortes, nas primeiras horas deste domingo, 26, deixando chuva torrencial numa grande área já bastante afetada pelo COVID-19.

Na região, poderão ocorrer inundações.

Hanna atingiu a na ilha de Padre na tarde de sábado como um furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpson, de cinco etapas, e mais tarde chegou a um segundo ponto, no leste do Condado de Kennedy, no Texas.

Corpus Christi, Texas. (AP Photo/Eric Gay)
Corpus Christi, Texas. (AP Photo/Eric Gay)

Enfraquecendo enquanto se dirigia para o oeste sobre a terra, Hanna era uma tempestade tropical nesta manhã, com seu centro a cerca de 65 km de Mcallen, Texas e a 105 km de Monterrey, México, disse o Centro Nacional de Furacões (NHC).

Às 04:00 horas locais (09:00 GMT), os principais ventos sustentados de Hanna estavam em torno de 95 quilómetros por hora. Previa-se que perdesse a força ao ao atravessar o Texas e o nordeste do México.

Coronavírus

O centro cancelou o alerta de tempestade que havia emitido para a costa do Texas, mas disse que Hanna poderia provocar muita chuva na área até segunda-feira.

"Essa chuva produzirá inundações repentinas com risco de vida, aumentos rápidos em pequenos riachos e ligeiras inundações isoladas", disse o NHC.

O governador do Texas, Greg Abbott, disse,no sábado, que a tempestade foi especialmente desafiadora, pois varria uma área do estado que foi a mais atingida pelo coronavírus.

Ele emitiu uma declaração de desastre para 32 condados do Texas que estavam na rota da tempestade.

Não era esperado que a tempestade afetasse a produção offshore de petróleo e gás. As empresas de energia não evacuaram trabalhadores, nem desligaram a produção nas suas plataformas, no Golfo do México, por causa de Hanna.

A área do Texas atingida por Hanna tem se esforçado para conter surtos de COVID-19, nas últimas semanas. Os casos ao longo da costa do estado chegaram às dezenas de milhares.

Mais de 400 pessoas em Corpus Christi foram hospitalizadas com a doença, na sexta-feira, segundo dados da cidade.

Reuters.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG