Links de Acesso

Angola

Fundo Soberano de Angola submetido a "diagnóstico"


Zenu dos Santos chefia o fundo
Zenu dos Santos chefia o fundo

Medida segue-se a denuncias e queixas de má adminsitração e corrupão

O ministro das Finanças de Angola disse esta Quarta-feira em Luanda que está a decorrer um diagnóstico à gestão do Fundo Soberano de Angola (FSDEA), naquilo que está ser interpretado por analistas como podendo ser uma auditoria à instituição.

"Diagnóstico" ao fundo soberano de Angola - 1:53
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:53 0:00

Archer Mangueira, disse que o diagnóstico em curso visa adoptar uma nova estratégia ao longo do primeiro semestre deste ano.

A revelação foi feita, num encontro com a imprensa algumas semanas depois de o principal partido da oposição –UNITA- entregar ao presidente da Assembleia Nacional uma proposta de criação de uma comissão parlamentar de inquérito ao Fundo Soberano de Angola.

O pedido da UNITA surgiu na sequência de algumas denúncias sobre má gestão daquela instituição gerida por José Filomeno dos Santos, filho do antigo presidente de Angola, José Eduardo dos Santos .

O jornalista e investigador Rafael Marques considera que o actual gestor deve ser demitido e responsabilizado criminalmente.

"Não basta só falar de combater a corrupçãp", disse Marques

Para o economista José Chimpolo, o Executivo de João Lourenço não tinha outra saída senão mandar verificar até que ponto são verdadeiras as denúncias sobre a má gestão do Fundo Soberano.

XS
SM
MD
LG