O ministro das Finanças de Angola disse esta Quarta-feira em Luanda que está a decorrer um diagnóstico à gestão do Fundo Soberano de Angola (FSDEA), naquilo que está ser interpretado por analistas como podendo ser uma auditoria à instituição.
Archer Mangueira, disse que o diagnóstico em curso visa adoptar uma nova estratégia ao longo do primeiro semestre deste ano.
A revelação foi feita, num encontro com a imprensa algumas semanas depois de o principal partido da oposição –UNITA- entregar ao presidente da Assembleia Nacional uma proposta de criação de uma comissão parlamentar de inquérito ao Fundo Soberano de Angola.
O pedido da UNITA surgiu na sequência de algumas denúncias sobre má gestão daquela instituição gerida por José Filomeno dos Santos, filho do antigo presidente de Angola, José Eduardo dos Santos .
O jornalista e investigador Rafael Marques considera que o actual gestor deve ser demitido e responsabilizado criminalmente.
"Não basta só falar de combater a corrupçãp", disse Marques
Para o economista José Chimpolo, o Executivo de João Lourenço não tinha outra saída senão mandar verificar até que ponto são verdadeiras as denúncias sobre a má gestão do Fundo Soberano.