Links de Acesso

Fuminho, perigoso traficante brasileiro de drogas detido em Maputo


Gilberto Aparecido dos Santos "Fuminho", traficante de drogas brasileiro
Gilberto Aparecido dos Santos "Fuminho", traficante de drogas brasileiro

A polícia deteve, nesta segunda-feira, 13, em Maputo, um dos traficantes mais perigosos do Brasil: Gilberto Aparecido dos Santos, conhecido como “Fuminho”.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil diz que a detenção do cadastrado resultou de uma ação que teve a colaboração do Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América e da Polícia de Moçambique.

Fuminho, de 49 anos de idade, é considerado pelas autoridades brasileiras como o maior fornecedor de cocaína a uma organização criminosa designada Primeiro Comando da Capital (PCC), com milhares de membros no Brasil e países vizinhos.

Traficante Fuminho nega declarações a jornalistas
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:31 0:00

Na altura da detenção, no luxuoso Montebelo Indy Maputo Congress Hotel (ex-Indy Village), Fuminho, não resistiu aos homens do Serviço Nacional de Investigação Criminal (Sernic), escreve Carta de Moçambique. Consta que teria estado numa clinica de Maputo para tratar um ferimento na perna.

O foragido de uma cadeia brasileira, desde 1999, estava na companhia de um compatriota e um nigeriano.

Fuminho terá chegado a Maputo, em Março, proveniente da Bolívia, onde liderava uma rede de narcotráfico.

Ele será oportunamente extraditado.

“Vamos trabalhar com as autoridades de Moçambique para trazê-lo ao Brasil, onde responderá por seus crimes”, escreveu, no Twitter, o ministro da Justiça, Sérgio Moro.

XS
SM
MD
LG