Links de Acesso

Guebuza reeleito presidente da FRELIMO


Mais cinco. Armando Guebuza continua no topo da FRELIMO
Mais cinco. Armando Guebuza continua no topo da FRELIMO

Partido vai escolher agora novo Comité Central, nova Comissão Política e novo Secretário Geral

Armando Emílio Guebuza foi reeleito presidente da Frelimo com 98,7% dos votos dos delegados presentes ao congresso do partido a decorrer na cidade de Pemba no norte de Moçambique.

Guebuza, cuja candidatura única havia sido proposta pelo Comité Central recebeu 1.835 votos a favor e nenhum contra. Vinte e três delegados votaram em branco
Numa primeira reacção, o líder da Frelimo prometeu trabalhar para que o partido "continue cada vez mais glorioso e vitorioso".

Gebuza foi eleito para um mandato de cinco anos o que significa que se o partido vencer as próximas eleições em 2014 o Presidente da República será pela primeira vez uma personagem diferente daquela que dirige o partido.

Isso tem levantado questões sobre quem terá realmente o poder surgindo especulação que uma mudança aos estatutos da FRELIMO visa dar ao presidente do partido poderes sobre o presidente da Republica

Na Quinta-feira os delegados vão eleger um novo Comité Central, uma nova Comissão Política e um novo Secretário geral.

A FRELIMO decidiu que 40% dos lugares do Comité central e 40% da Comissão Política (órgão mais poderoso dentro da FRELIMO) serão ocupados por novos quadros.

A jornalista Emília Moyane disse à Voz da América que obedecendo à tradição da FRELIMO a eleição para esses lugares será feita com base em grupos do partido como jovens, mulheres e antigos combatentes.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:22 0:00
Faça o Download

Aumenta entretanto a especulação de que vai ser nomeado um novo secretário geral e um dos nomes que tem vindo a ser mencionado nos corredores é de Luísa Diogo. Contudo qualquer nomeação para o cargo terá que ser aprovada pela Comissão Politica
XS
SM
MD
LG