Links de Acesso

Freedom House: "Democracia em declínio nos Estados Unidos"


Imprensa apontada como alvo do Presidente
Imprensa apontada como alvo do Presidente

Os Estados Unidos merecem um olhar diferenciado no Relatório Liberdade no Mundo 2019 da organização não governamental Freedom House, divulgado nesta terça-feira, 5, em Washington.

“Apesar da democracia na América permanecer robusta pelos padrões globais, enfraqueceu-se significativamente nos últimos oito anos, principalmente devido aos ataques do actual Presidente ao Estado de Direito, aos jornalistas e outros princípios e normas de democracia que ameaçam a liberdade”, escreve o presidente Michael J. Abramowitz, presidente da organização, que destaca que “o maior perigo vem do facto de que a democracia americana não ser infinitamente durável, especialmente se um Presidente demonstra pouco respeito por esses princípios”.

A Freedom House alerta para o facto de “outras nações observarem o que está acontecendo nos Estados Unidos, que pode dar sugestões do comportamento dos seus líderes” e lembra que “a deterioração em curso da democracia americana acelerará o declínio da democracia em todo o mundo”

A actual pontuação dos Estados Unidos no índice da Freedom House coloca a democracia americana ao nível da Grécia, Croácia e Mongólia, bem abaixo das outras grandes democracias como a Alemanha e o Reino Unido.

Na análise daquela organização não governamental, 68 países registaram queda no respeito pelos direitos políticos e liberdades em 2018, enquanto apenas 50 registaram melhorias.

“O ano passado foi o 13º ano consecutivo de declínio da liberdade no mundo, tendo o grupo de países não livres aumentado durante esse período e uma crise de confiança nas democracias há muito estabelecidas também se intensificou”, denuncia a Freedom House, que exemplifica a queda da Hungria, anteriormente apontada como um exemplo, para o grupo de parcialmente livre.

"Este padrão contínuo de declínio democrático global deve ser uma preocupação real para os americanos”, adverte Sarah Repucci, directora sénior de publicações globais da organização

XS
SM
MD
LG