Links de Acesso

Força em Estado de Alerta da SADC já está em Moçambique


Aeroporto de Pemba, Cabo Delgado, Moçambique (Foto de Arquivo)

Tropas sul-africanas, bem como o comandante da operação da SADC, começaram a chegar a Pemba na segunda-feira, diz imprensa

Soldados sul-africanos começaram a chegar à província de Cabo Delgado como parte da Força em Estado de Alerta da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) que vai ajudar Moçambique no combate aos insurgentes ligados ao Estado Islâmico.

Oficiais do Governo sul-africano e da SADC confirmaram ao jornal sul-africano Daily Maverick que elementos destacados da força, entre eles o comandante, já se encontravam em Moçambique.

Fontes militares acrescentaram que pequenos contingentes da força, incluindo sul-africanos, foram transportados para Pemba, capital da província de Cabo Delgado, na segunda-feira, 19.

O jornal publica imagens de aviões da Força de Defesa Nacional da África do Sul (SANDF) a descarregar tropas e equipamentos, aparentemente no aeroporto de Pemba.

Fontes da VOA em Maputo garantem que o comandante da Força em Estado de Alerta, já se encontra no país e terá mantido uam reunião ontem com o ministro da Defesa, Jaime Neto.

O Governo não se pronunciou.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG