Links de Acesso

Força da SADC anuncia regresso da "confiança pública" com abertura de estradas em Cabo Delgado


Uma caravana militar das Forças de Defesa da África do Sul patrulha Pemba, 5 de Agosto 2021
Uma caravana militar das Forças de Defesa da África do Sul patrulha Pemba, 5 de Agosto 2021

A força da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austal (SADC) que se encontra em Cabo Delgado a ajudar as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique (FDSM) na luta contra os inusurgentes anunciou a abertura de estradas nomeadamente entre Pemba, capital provincial, e Macomia, polo comercial no centro da província.

A Missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral em Moçambique (SAMIM, sigla inglesa) acrescentou que foram igualmente abertas estradas entre Mueda e as localidades de Awasse e Nangade, o que permite restabelecer "a confiança pública" das populações.

"A SAMIM trouxe calma e estabilidade às zonas de Mueda, Macomia e Nangade, levando ao regresso de residentes", diz uma nota divulgada nesta quarta-feira, 15,

A SAMIM iniciou as suas operações no terreno a 9 de Agosto e tem anunciado avanços no terreno, onde já se encontrava, desde Junho, um contingente de mil tropas do Ruanda.

Moçambique vê-se a braços com uma insurgência de cariz aparentemente islâmica desde Outubro de 2017, que deixou cerca de três mil mortos e mais de 850 mil refugiados.

XS
SM
MD
LG