Links de Acesso

FNLA prepara congresso com vista às eleições de 2017


Lucas Ngonda, presidente do FNLA
Lucas Ngonda, presidente do FNLA

Opositores ao actual presidente Lucas Ngonda pedem democratização do partido.

A direcção da FNLA, partido histórico em Angola, reúne-se esta semana para escolher a data definitiva do congresso extraordinário, no qual vai indicar os candidatos a Presidente e vice-presidente da República e deputados à Assembleia Nacional nas eleições de 2017.

FNLA vai realizar congresso extraordinário - 2:06
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:06 0:00

O porta-voz do partido, Geoveth da Silva, disse que o evento poderá ter lugar entre Fevereiro e Março e que, além de preparar a FNLA para as eleições gerais de 2017, visa retomar o processo de reconciliação interna, que, para ele, é “um imperativo do partido”.

Entretanto, o antigo dirigente da FNLA Miguel Pinto, afastado com outros colegas do partido pelo actual presidente Lucas Ngonda por divergências internas, garantiu à VOA que o grupo afastado só participará no congresso se a actual liderança aceitar as suas reivindicações.

Os opositores de Ngonda defendem a democratização interna e o rejuvenescimento da FNLA.

O mais antigo partido político angolano vive uma crise interna desde o falecimento do seu líder fundador, Holden Roberto, e nem mesmo a intervenção do Tribunal Constitucional conseguiu esbater as divergências entre os seu principais dirigentes e quadros.

XS
SM
MD
LG