Links de Acesso

FMI disponibiliza mais 16 milhões de dólares para Cabo Verde


Economia cabo-verdiana está a registar “bons progressos”, mas "riscos" das empresas públicas continuam a preocupar

O Fundo Monetário Internacional vai disponibilizar a Cabo Verde mais 16 milhões de dólares ao abrigo de um acordo de 36 meses aprovado em Junho ao abrigo da Facilidade de Crédito Alargada, anunciou a organização.

Isto eleva para 32 milhões de dólares o montante já desembolsado ao abrigo do programa de 60 milhões de dólares para “ajudar a preencher os défices de financiamento”.

Num comunicado emitido após a deslocação a Cabo Verde de uma delegação chefiada por Justin Tyson, o FMI afirma que “não obstante a conjuntura económica mundial difícil, Cabo Verde continua a registar bons progressos no domínio do programa de reformas económicas, executado com vista a reduzir o défice orçamental, preservar a sustentabilidade da dívida, proteger os grupos vulneráveis e promover mais e melhor crescimento inclusive”.

“A economia de Cabo Verde está a recuperar da pandemia da COVID-19” , diz o comunicado acrescentando que “após uma contracção de quase 15% em 2020 a economia registou um crescimento de 7% em 2021 e a recuperação continuou forte na primeira metade de 2022 (17% variação homóloga na primeira metade do ano) sustentada numa recuperação de entradas turísticas”.

O FMI afirma que se está a registar uma melhoria da situação orçamental mas avisa que “os riscos que as empresas públicas representam para o orçamento continuam a ser acompanhadas de perto”.

Fórum

XS
SM
MD
LG