Links de Acesso

Filipinas: Duterte diz que se o Estado Islâmico for ao país, direitos humanos serão ignorados


Rodrigo Duterte
Rodrigo Duterte

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, alertou, hoje, 14, que militantes do grupo Estado Islâmico expulsos da Síria e Iraque poderiam se instalar no seu país e que, se isso acontecesse, ele abandonaria as obrigações com os direitos humanos para manter seu povo seguro, noticia a Reuters.

Segundo aquela agência, Duterte disse que Mindanao, província do sul filipino, já é um reduto de bandidos e de rebelião e que está preocupado com o terrorismo e com um influxo de extremistas que poderiam explorar a insegurança.

"Eles não têm nem ideia do que são direitos humanos, acreditem em mim. Não irei simplesmente permitir que o meu povo seja massacrado em nome dos direitos humanos, isso é asneira," disse Duterte.

Natural de Mindanao, Duterte disse haver uma rebelião islâmica "muito forte" no local e que rebeldes do grupo Abu Sayyaf fazem reféns todos os dias.

Na luta para conter os extremistas, disse Duterte, o seu país trabalha com a Indonésia e Malásia.

Duterte tem sido criticado por violar os direitos humanos na luta contra os traficantes de drogas, com centenas de execuções de alegados barões sem julgamento.

XS
SM
MD
LG