Links de Acesso

Filipe Nyusi remodela Governo


Filipe Nyusi, Presidente de Moçambique

Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, é um dos seis afastados do Executivo

O Presidente moçambicano Filipe Nyusi exonerou seis ministros do seu Governo, entre eles o titular da pasta da Economia e Finanças, Adriano Maleiane.

Um comunicado do Gabinete de Imprensa da Presidência da República, divulgado no final da tarde desta quarta-feira, 2, aponta também o afastamento de Ernesto Max Elias Tonela, ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Alberto Fortes Mesquita, ministro da Indústria e Comércio, João Osvaldo Machatine, ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Augusta de Fátima Charifo Maita, ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, e Carlos Jorge Siliya, ministro dos Combatentes.

O comunicado não refere os motivos das exonerações, mas, nos círculos políticos, essa pequena "remodelação governamental" está a ser classificada como um "refrescamento" do Executivo de Filipe Nyusi que vai a caminho da metade do seu segundo e último mandato presidencial.

A Presidência não anunciou os novos titulares das pastas agora deixadas vagas.

Recorde-se que esta é a segunda mexida de vulto no Governo moçambicano, depois de, em Novembro, Nyusi ter exonerado os ministros da Defesa e do Interior, numa altura em que o país enfrenta o combate ao terrorismo que desde 2017 assola a província de Cabo Delgado.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG