Links de Acesso

Filipe Nyusi diz que Governo será implacável contra autores de ataques em Cabo Delgado


Filipe Nyusi
Filipe Nyusi

Em mensagem para marcar mais um aniversário da independência nacional, o Presidente pediu à Renamo que acelere o seu processo de desmilitarização

O Presidente moçambicano apelou aos responsáveis pelos ataques armados que desde Outubro passado desestabilizam a província de Cabo Delgado, a cessarem as suas acções e apresentarem as suas reivindicações aos órgãos do Estado.

Filipe Nyusi diz que Governo será implacável contra autores de ataques em Cabo Delgado
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:52 0:00

Ao intervir no dia em que se assinalam os 43 anos da independência nacional, Nyusi afirmou, no entanto, que o Governo será incansável na neutralização dos grupos armados que têm protagonizado ataques no norte do país, assinalando a atuação implacável das Forças de Defesa e Segurança na zona.

"Não descansaremos enquanto os seus perpetradores não forem neutralizados e responsabilizados, para isso as nossas Forças de Defesa e Segurança estão no terreno, firmes e implacáveis", afirmou o chefe de Estado na declaração à nação na Praça dos Heróis em Maputo.

Na sua primeira intervenção sobre instabilidade que já matou dezenas de civis em Cabo Delgado desde Outubro, Filipe Nyusi condenou os ataques classificando-as de hediondos.

"Trata-se de actos hediondos que repugnam a todos, porque atentam contra a ordem pública e semeiam luto nas famílias moçambicanas", declarou Nyusi.

Diálogo político

Na sua mensagem por Filipe Nyusi exortou a nova liderança da Renamo a dar celeridade ao processo visando a sua desmilitarização que deve acontecer o mais breve possível.

“O desarmamento é urgente e deve começar já e apelamos à nova liderança da Renamo para dar celeridade ao processo, dentro do cronograma que já tinha sido acordado com Afonso Dhlakama”. exortou o Presidente moçambicano..

XS
SM
MD
LG