Links de Acesso

Filha de Ronald Reagan pede perdão pelos comentários racistas do antigo Presidente americano


Patti Davis disse não ter justificação pai chamar líderes africanos de macacos
Patti Davis disse não ter justificação pai chamar líderes africanos de macacos

A filha do antigo Presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, pediu perdão pelos comentários racistas feitos pelo pai numa conversa mantida com o então Presidente Richard Nixon, na qual referiu-se a líderes africanos como “macacos”.

"Não há defesa, nem racionalidade, nem explicação adequada para o que meu pai disse naquela conversa telefónica gravada", escreveu Patti Davis num artigo de opinião publicado no jornal The Washington Post na quinta-feira, 1.

Davis acrescentou que "não estava preparada para ouvir o pai fazer tal afirmação”.

Uma gravação divulgada no início do mês pelo Arquivo Nacional e pela Biblioteca e Museu Presidencial Richard Nixon, e publicada na terça-feira, 30, pelo antigo director do instituto Tim Naftali na revista The Atlantic, de uma conversa entre Ronald Reagan, então governador da Califórnia, e o ex-presidente Rochar Nixon e na qual Reagan chamou de macados dirigentes africanos depois de terem votado a favor da China numa disputa pela soberania de Taiwan, provocou muitas reacções nos Estados Unidos.

A conversa aconteceu em 1971 depois de integrantes da delegação da Tanzânia, que votaram a favor de uma resolução da ONU a reconhecer o representante de Pequim como único representante legítimo chinês, negando a legitimidade de Taiwan, terem começado a dançar na Assembleia Geral.

Na conversa Reagan disse: “Vou te dizer, noite passada, assistir àquilo na televisão, como eu assisti, ver aqueles, aqueles macacos, daqueles países africanos. Malditos sejam! Ainda estão desconfortáveis com calçados”.

O Presidente Nixon riu-se muito durante a conversa, tendo respondido “ Foi como se o rabo abanasse o cachorro, não foi?”.

Naftali, que é professor na Universidade de Nova Iorque, disse que a parte da gravação com os comentários de Reagan foi inicialmente retida para proteger a sua privacidade.

XS
SM
MD
LG