Links de Acesso

Filha de Chang gastou 5.5 milhões de rands na compra de um luxuoso apartamento


Apartamento fica em Michelangelo Towers, Sandton, Joanesburgo

A filha do ex-ministro moçambicano das Finanças, Manuel Chang, terá adquirido por 5.5 milhões de rands um luxuoso apartamento, em Sandton, Joanesburgo, em 2017, escreve o Centro de Integridade Pública (CIP).

O montante equivale hoje a pouco mais de 400 mil dólares americanos, no entanto o referido apartamento fica no edifício Michelangelo Towers, numa área tida como a mais cara de África.

A alegada aquisição de Manuela Solange de Martins Chang ocorreu numa altura em que o seu pai era já suspeito de ter beneficiado do escândalo financeiro “Dívidas Ocultas”, que colocou Moçambique em crise.

A denúncia do Centro de Integridade Pública de Moçambique (CIP) acontece numa altura em que o ex-ministro e deputado da Frelimo enfrenta a batalha da sua extradição da África do Sul para os Estados Unidos, onde é acusado de ter conspirado em crimes financeiros relacionados com as “Dividas Ocultas”.

Por outro lado, surgem indicações em Moçambique de que os suspeitos no caso terão usado familiares como “testas-de-ferro” para realizar investimentos em várias áreas, incluindo a imobiliária, dentro e fora do país.

Manuel Chang, Tribunal de Kempton Park
Manuel Chang, Tribunal de Kempton Park

Chang assinou as garantias estatais que facilitaram empréstimos na ordem de, pelo menos, dois mil milhões de dólares, sem aprovação do parlamento.

A descoberta forçou os principais parceiros de cooperação de Moçambique, com realce para o Fundo Monetário Internacional, a distanciarem-se do país.

Documentos publicados pelo CIP indicam que o apartamento de 121 metros quadrados adquirido por Manuela Chang, de 33 anos de idade, pertencia a Black Ginger 15 Proprietary Limited.

A escritura do processo foi intermediada pela empresa Van Zyl Hertenberger Inc.

Nessa documentação, o CIP verificou que a filha de Chang apresentou um passaporte moçambicano.

Registos públicos apresentam Manuela Solange Martins Chang como empresária em sectores que incluem comércio, construção civil ou gestão financeira.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG