Links de Acesso

Festival Wimbe 2020, em edição virtual solidária, promove turismo em Cabo Delgado


Evento que se realiza neste sábado, 28, visa divulgar a diversidade cultural e a rica culinária e atrair o turismo doméstico e internacional

A capital da província moçambicana de Cabo Delgado acolhe neste sábado, 28, o XI Festival Wimbe 2020 – Edição Virtual Solidária.

É um dos principais festivais turísticos de Moçambique e visa divulgar a diversidade cultural e a rica culinária e promover e atrair o turismo doméstico e internacional.

Festival Wimbe 2020, em edição virtual solidária, promove turismo em Cabo Delgado
please wait

No media source currently available

0:00 0:04:22 0:00

O evento que se realiza em Pemba, no entanto, neste ano, aparece com um figurino totalmente diferente, por causa da pandemia da Covid-19.

Carlos de Lina, músico moçambicano
Carlos de Lina, músico moçambicano

Não terá os milhares de participantes habituais e o tema central do evento irá girar à volta do problema do terrorismo.

Artistas como Carlos de Lina vão cantar muito sobre a paz e a necessidade de haver solidariedade para com as vítimas da insurgência armada.

“Nós, os artistas, temos que levar a mensagem de paz, a mensagem de amor, incentivarmos as pessoas a não aderirem a esses movimentos de guerra, de destruição”, diz Lina.

Ao contrário dos anos anteriores, o festival não será na praia, mas na Casa Provincial da Cultura, num espaço fechado e quase sem público.

Iolanda Almeida, Directora Provincial da Cultura e Turismo de Cabo Delgado, Moçambique
Iolanda Almeida, Directora Provincial da Cultura e Turismo de Cabo Delgado, Moçambique

A transmissão será feita em directo pela televisão pública nacional, a TVM, e com recurso às plataformas digitais.

“Reinventamo-nos para criar um festival virtual pela primeira vez e não vai ter a mesma modalidade como vinha tendo antes. Nós, no ano passado, tivemos 55 mil espectadores”, afirma Iolanda Almeida, directora Provincial da Cultura e Turismo de Cabo Delgado, em conversa com a VOA.

Entretanto, em Cabo Delgado, mais do que a Covid-19, a grande preocupação são os ataques terroristas que fustigam vários distritos da Província e que já fizeram várias centenas de mortos e milhares de deslocados.

XS
SM
MD
LG