Links de Acesso

Falsos guerrilheiros da Renamo detidos em Moçambique


Polícia diz que "gatunos" se fizeram passar por guerrilheiros da Renamo para roubar pessoas

Uma operação conjunta da Policia da República de Moçambique (PRM) de Manica e Sofala deteve três falsos guerrilheiros da Renamo, que assaltavam e roubavam viaturas de transporte de carga e de passageiros em Nhamapadza, num troço da EN1, a principal estrada de Moçambique, que foi sujeita a escoltas militares no conflito politico militar terminado em 2016.

Falsos guerrilheiros da Renamo detidos em Moçambique
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:39 0:00

Os três homens foram detidos na quinta-feira, 18, depois de vários relatos e denúncias de assaltos e saque a camiões de carga e de passageiros, informou nesta sexta-feira, 19 a PRM.

Os suspeitos se aproveitaram da ameaça da Renamo de retorno à guerra na sequência de eventuais fraudes eleitorais nas eleições de 10 de Outubro, para as suas acções disse a corporação. manica sofala

“Eles calharam no momento em que houve pronunciamento do coordenador chefe da Renamo, que dizia que devido a irregularidades eleitorais ia romper as negociações com o Governo”, frisou Alfredo Mussa, comandante da Policia de Sofala.

O grupo, segundo Mussa, colocava barricadas nas faixas da Estrada Nacional um (N1), entre as zonas de Macossa (Manica) e Nhamapadza (Sofala), e assaltavam as viaturas e roubavam as mercadorias.

“Isso fez com que as Forças de Defesa e Segurança redobrassem esforços para capturá-los porque nós não sabíamos se eram guerrilheiros da Renamo ou gatunos normais”, frisou Alfredo Mussa, avançando que nesta operação “culimou com a captura dos três assaltantes”.

O comandante provincial da PRM em Manica, Francisco Simões, apelou a vigilância da população para impedir as acções dos criminosos durante a apresentação pública dos assaltantes em Inchope, o principal cruzamento económico no centro de Moçambique, de onde são originários.

XS
SM
MD
LG