A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) ordenou às companhias aéreas que suspendessem todas as partidas domésticas, na manhã desta quarta-feira (11), depois de uma falha afectar num de seus sistemas de computador.
Cerca de 90 minutos após o problema ter sido reportado, pela primeira vez, a agência twittou que ordenou a suspensão de novos voos por aproximadamente mais 90 minutos “para permitir que a agência validasse a integridade das informações de voo e segurança”.
A FAA disse que o problema envolvia o seu Sistema de Aviso para Missões Aéreas.
“Entrei em contacto com a FAA esta manhã sobre uma falha que afecta um sistema-chave para fornecer informações de segurança aos pilotos”, twittou o secretário de Transportes, Pete Buttigieg.
“A FAA está a trabalhar para resolver esse problema com rapidez e segurança para que o tráfego aéreo possa retomar as operações normais e continuará a fornecer actualizações,” acrescentou.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse que o Presidente Joe Biden foi informado por Buttigieg sobre o assunto e pediu uma investigação completa.
“Não há evidências de um ataque cibernético neste momento, mas o Presidente instruiu o DOT (Departamento de Transportes) a conduzir uma investigação completa sobre as causas. A FAA fornecerá atualizações regulares”, escreveu Jean-Pierre.
O problema foi relatado, pela primeira vez, por volta das 6h (horário padrão do leste) e, às 7h, havia 1.200 voos atrasados, de acordo com o site de rastreamento FlightAware.
Fórum