Links de Acesso

Faleceu ex-Presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika


Abdelaziz Bouteflika, tomada de posse em 2014 (arquivo)

Abdelaziz Bouteflika, que governou a Argélia durante duas décadas antes de se demitir em 2019, sob pressão de enormes protestos de rua, morreu aos 84 anos.

O antigo homem forte deixou o cargo em Abril de 2019, tendo sido abandonado pelos militares após semanas de manifestações por causa da sua candidatura a um quinto mandato presidencial.

Desde então, vivia na região ocidental de Argel.

O anúncio da sua morteao fim do dia de sexta-feira desencadeou reacções silenciosas, reflectindo a sua ausência do olhar do público.

Uma declaração do seu sucessor Abdelmadjid Tebboune mencionava o passado de Bouteflika como combatente na guerra pela independência da França e disse que as bandeiras ficaram hasteadas a meia haste três dias para o homenagear.

Desconhecem-se pormenores sobre os preparativos para o funeral de Bouteflika.

Os meios de comunicação argelinos noticiaram que teria lugar no domingo no cemitério de El-Alia, a leste da capital, onde os seus antecessores e outros combatentes da independência estão enterrados.

Mas também pareciam decorrer preparativos para um funeral de estado junto ao Palais du Peuple, um edifício oficial no centro de Argel.

(AFP)

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG