Links de Acesso

Fala África: O álbum “Mamã Guiné” “nos faz sentir muito orgulhosos daquilo que somos,” MSG Bafatá


Grupo MSG Bafatá (Mensageiros da Sociedade Guineense)
Grupo MSG Bafatá (Mensageiros da Sociedade Guineense)

O grupo MSG Bafatá (Mensageiros da Sociedade Guineense) conseguiu realizar este ano um grande sonho: lançar o álbum “Mamã Guiné,” primeiro da carreira musical.

O disco foi lançado em janeiro e conta com 11 faixas musicais cantadas em crioulo e em línguas tradicionais. Em entrevista ao Fala África VOA, os cantores comentaram o novo trabalho e os desafios que enfrentaram para fazer o sonho virar realidade. A música de abertura é “Nô terra.”

“A nossa missão principal é levar a imagem positiva da Guiné-Bissau a nível do mundo. Tentamos transmitir nessa música as coisas boas que o nosso país tem. Ao mesmo tempo tentamos chamar a atenção também de alguns perigos que afetam a estabilidade, a paz e a convivência entre o povo. Por exemplo, sabemos que o nosso país tem muitas etnias, então temos de passar a mensagem de união entre as etnias que fazem parte do país,” explicou Masta Pi.

Fala África: Temos muita esperança no álbum “Mamã Guiné,” MSG Bafatá
please wait

No media source currently available

0:00 0:10:00 0:00

Outra música que faz parte de “Mamã Guiné,” é “Busca Vida.” Na letra, os cantores apelam aos guineenses que se tornaram imigrantes para voltar ao país de origem. “Tendo ou não sucesso na imigração, temos de voltar à nossa terra. Nossos familiares, o nosso país, estão à espera de nós para podermos ajudar no desenvolvimento” da Guiné-Bissau,” comentou Masta Pi. O cantor disse que ele e Mustafa estão trabalhando como imigrantes desde 2019 com a intenção de investir na música.

“Chegou o momento de irmos lançar o disco no nosso país,” disse Masta Pi. A dupla informou que em dezembro irá começar uma turnê pela Guiné-Bissau.

“Esse álbum nos faz sentir muito orgulhosos daquilo que somos. Tivemos de trabalhar na construção civil para ganhar o fundo para podermos patrocinar o nosso trabalho. Conseguimos gravar o disco e está sendo um sucesso no país. Nós sentimos realizados. Foi difícil! Foi muito duro trabalhar na construção, mas, graças a Deus, conseguimos. Esse é o caminho,” revelou Masta Pi.

Embora “Mamã Guiné” seja o primeiro álbum do grupo, Mustafa e Masta Pi trabalham juntos desde 1998, e já lançaram 35 faixas musicais. Uma das mais conhecidas fala sobre a prática prejudicial do Tababá, um pó resultante da mistura de ervas, raízes silvestres e tabaco, que várias mulheres usam nas genitais para curar infeções vaginais e pelo alegado poder afrodisíaco.

“Nessa música tentamos chamar a atenção das mulheres e da comunidade em geral sobre o perigo desse produto e o mal que faz a saúde da mulher. O nosso foco principal é passar mensagens, fazer chegar a informação aos mais fracos. Graças a Deus a mensagem conseguiu passar. Hoje se faz sensibilizações sobre esse produto e o mal que ele faz a mulher, disse Masta Pi”. O cantor acrescentou que o abandono do fanado, prática conhecida como circuncisão feminina, pode ser abordado no próximo disco do MSG Bafatá.

Masta Pi deixou uma mensagem para todos os jovens africanos que têm um sonho. “Tem que lutar, acreditar e focar mesmo.”

A expectativa do MSG Bafatá com o novo álbum é de que a música do grupo faça sucesso também fora da Guiné-Bissau para que a músicas e as danças do país cheguem em vários lugares do mundo. Em janeiro, o grupo vai começar a gravar os videoclipes de todas as músicas de “Mamã Guiné”. Depois de lançar os vídeos, vão gravar mais dois singles no ano que vem.

Fórum

XS
SM
MD
LG