Links de Acesso

Exxon vai continuar em Moçambique, dizem autoridades


Logotipo da ExxonMobil na Bolsa de Valores de Nova Iorque

O Governo moçambicano diz que a Exxon confirmou o seu compromisso com os projectos de gás na bacia do Rovuma, numa altura em que aquela companhia americana está a fazer uma revisão do seu investimento de mais de 30 mil milhões de dólares no país.

Exxon vai continuar em Moçambique, dizem autoridades
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:36 0:00

O administrador da área de pesquisa no Instituto Nacional de Petróleos, Augusto Macuvele, anunciou que, em breve, haverá contactos a alto nível, entre o Governo de Moçambique e a companhia Exxon.

Ele enfatizou que "a Exxon confirma o seu compromisso com os projectos da bacia do Rovuma, e em Novembro próximo, haverá contactos, a alto nível, entre o Governo de Moçambique e aquela companhia".

Esta afirmação é feita numa altura em que o Conselho de Administração da Exxon está a debater se deve ou não continuar com vários projectos de exploração de petróleo e gás, incluindo o de gás natural liquefeito na bacia do Rovuma, de 30 mil milhões de dólares.

Descarbonização

Para o comunicador Tomás Vieira Mário, é necessário que as autoridades moçambicanas estejam muito atentas a este novo desenvolvimento, tendo e conta o debate que está a decorrer, neste momento, a nível mundial, sobre a descarbonização.

Por seu turno, a investigadora Inocência Mapisse diz que se da revisão da carteira de negócios da Exxon resultar o abandono do projecto de Palma, isso vai ser bastante negativo para Moçambique, porque perspectiva vários ganhos.

Refira-se que o ministro moçambicano dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, havia se referido também ao compromisso da Exxon com os seus projectos de gás natural liquefeito em Cabo Delgado.

"Da parte das empresas, incluindo da Exxon, a indicação foi de reafirmar a aposta no projecto de Afungi, mesmo depois das notícias postas a circular, de que a Exxon está a repensar a sua carteira de negócios nos combustíveis fósseis", disse a jornalistas aquele governante.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG